Filipe Ravara

Advogado
E-mail: filipe.ravara@espanhaassociados.pt

Contactos

O Filipe trabalha na Espanha e Associados desde Setembro de 2021, e integra o Departamento de Direito Financeiro.

Experiência Profissional

Antes de ingressar na Espanha e Associados, desempenhou as funções de responsável de área jurídica do Banco Santander Consumer Portugal (Maio de 2017 a Agosto de 2021), advogado in-house no Banco CTT (Maio de 2015 a Maio de 2017) colaborou como advogado associado na Vieira de Almeida & Associados (Setembro de 2013 a Abril de 2015) e na Athayde Tavares, Pereira da Rosa & Associados (Setembro de 2008 a Agosto de 2012), onde concluiu o estágio e se agregou à Ordem dos Advogados em Julho de 2012.

As Áreas de Prática

O Filipe dedica grande parte do seu tempo a aspetos regulatórios dos setores bancário e financeiro, como sejam o acompanhamento regular de clientes junto dos reguladores nacionais e estrangeiros no contexto do desenvolvimento das suas atividades em Portugal e no estrangeiro, tendo também a experiência (i) na preparação e negociação de contratos e assessoria em matérias de sistemas de informação; (ii) em temas relativos a serviços de pagamento, emissão de moeda eletrónica e aplicação das novas tecnologias ao sector bancário e financeiro e (iii) questões regulatórias no âmbito da atividade seguradora e de mediação de seguros.

As habilitações académicas

O Filipe concluiu a sua licenciatura em 2007 (Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa).

Concluiu o mestrado em Direito e Gestão em 2008 (Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa) e o LLM em Banking and Finance Law em 2013 (Queen Mary, University of London).

Línguas

Português, Inglês e Espanhol