Investimento de Retalho na UE
EA BriefFinanceiro
20 Junho, 2023A Comissão adoptou um pacote de medidas relativo ao investimento de retalho, com o objetivo de capacitar os consumidores para investirem nos mercados de capitais da UE. O atual pacote irá alterar as Diretivas relativas aos Mercados de Instrumentos Financeiros (DMIF II), à Distribuição de Seguros (DDS), aos Organismos de Investimento Colectivo em Valores Mobiliários (OICVM), aos Gestores de Fundos de Investimento Alternativos, aos Seguros e Resseguros (Solvência II) e o Regulamento relativo aos Produtos de Investimento com base em Seguros (PRIIP), depois de ser apresentado ao Conselho e ao Parlamento Europeu.
As alterações propostas incidem sobretudo sobre a DMIF II e a DDS, cujo impacto se fará mais sentir pelas Sociedades Gestoras de Fundos (SGF), nas suas políticas e procedimentos de fixação de preços, de acordo com os parâmetros de referência que serão preparados pela ESMA para avaliar os custos anuais imputados aos investidores.
A Comissão está actualmente a aceitar comentários ao referido pacote, até 11 de agosto de 2023, através do seguinte link.